A Faculdade de Ciências de Saúde realizou nos dias 04 a 06 de Novembro do ano corrente, as Jornadas Científicas da Edição 2024 sob o lema “Fazer da Ciência um instrumento para a valorização do conteúdo local, desenvolvimento e bem-estar das comunidades locais“.
Na abertura do evento, o Prof. Doutor Fred Nelson, Vice-Reitor Académico da Universidade Lúrio, saudou o facto da FCS ter adoptado como eixos temáticos para estas Jornadas Científicas, as oito linhas prioritárias de investigação em saúde de Moçambique, em harmonia com a Agenda Nacional de Pesquisa em Saúde Humana 2024-2028, manisfestando desta forma, o seu compromisso em promover a produção do conhecimento científico que orienta a tomada de decisões baseadas em evidências, para melhor entender, discutir e resolver os problemas de saúde das comunidades locais.
A palestra inaugural foi proferida pelo convidado de honra, o Prof. Doutor Momade Ali, Presidente do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, que abordou o tema “Pesquisa como instrumento para a valorização do conteúdo local, desenvolvimento e bem-estar da população”. O debate em volta do tema suscitou profundas discussões que remeteram à reflexões profundas sobre os desafios das universidades no reconhecimento do que as comunidades locais entendem como conhecimento relevante, que impactam no desenvolvimento a favor do seu bem-estar.
Nos três dias do evento foram apresentados 60 trabalhos científicos nas modalidades de apresentação oral e póster. Setenta porcento destes foram submetidos pelos estudantes, 20% pelos docentes e o restante por outros investigadores internos e externos. A apresentação dos trabalhos científicos foi intercalada por comunicações científicas em forma de palestras e actividades culturais sobre diversos temas como: O Autocuidado e Burnout (Doutora Bainabo Parruque), Evolução do Serviço Nacional de Saúde: instalação do Hospital Egas Moniz (Dr. Langton Fernando), Avanços na utilização de técnicas de reprodução assistida: experi