Back

Oportunidades de Financiamento

Contextualização

O projeto MPIPrevEdu tem o compromisso de promover os direitos reprodutivos das mulheres, por meio da melhoria da qualidade da enfermagem no contexto da prevenção e controlo de infeções maternas periparto, o projeto MPIPrevEdu contribuirá para uma maternidade mais segura para as mulheres na Africa Subsaharian. Assim, ajudará a alcançar vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),a saber: ODS1, ODS3, ODS4 e ODS5. Resumo do projecto MPIPrevEdu.

As infecções maternas periparto são uma das prioridades globais de saúde e tem especial relevância na em Africa Sub Saariana, devido à representatividade da incidência, morbidade e mortalidade de mulheres e recém-nascidos. Intervir no processo de formação futuros enfermeiros e, ao mesmo tempo, fortalecendo a ligação entre a academia e os profissionais atuais, visa melhorar a qualidade do ensino superior na Africa Sub Saariana, reforçando a sua relevância para o mercado de trabalho e para a sociedade. Neste contexto submeteu-se este projecto que tem os seguintes objectivos:

1. O objetivo geral deste projeto de cooperação transnacional (MPIPrevEdu) é permitir que as Instituições de Ensino Superior da Africa Subsaharian eduquem estudantes de enfermagem sobre práticas sustentáveis e inovadoras de controlo das infeções maternas no período periparto, quer estas ocorram em serviços de saúde quer em contexto comunitário.

2. Objetivos específicos:

    Capacitar educadores e estudantes de enfermagem de Instituições de Ensino Superior (IES) em Africa Sub Saariana (SSA), para facilitar o desenvolvimento de habilidades de ensino/aprendizagem nas práticas de prevenção e controle de infecções peri-parto e maternas, aumentando sua segurança e eficácia;
  • Aumentar o nível de competências, habilidades e potencialidades de estudantes e professores de enfermagem reforçando a sua relevância para o mercado de trabalho e para a sociedade;
  • Intervir no processo de formação de futuros enfermeiros e, ao mesmo tempo, fortalecendo a ligação entre a academia e os profissionais atuais. Um currículo de enfermagem inovador focado na prevenção e controle de infecções maternas periparto, inovando na seleção e abordagem de conteúdos, objetivos de aprendizagem, melhoria dos métodos de ensino/aprendizagem e instrumentos nas Instituiçoes de Ensino Superior da Africa subsahariana, permitirá o desenvolvimento de competências de enfermagem, incentivando a inovação e o empreendedorismo dos estudantes de enfermagem nestas áreas de intervenção.
    • Plano de Qualidade

      No início do projeto, o trabalho começará com a Configuração do Projeto (Plano de Qualidade) para garantir um bom desempenho fluxo de progresso ao longo de todo o projeto.

      Será criada a infraestrutura técnica do projeto para a colaboração do consórcio do projeto. Uma intranet para o compartilhamento e colaboração dos documentos do projeto (por exemplo, Microsoft Teams). A estratégia de comunicação tanto a comunicação interna como a externa serão acordadas e definidas pelo comité de direcção durante o Reunião de lançamento.

      Os parceiros do projeto organizarão e configurarão ferramentas para poderem trabalhar juntos no projeto. Isso inclui selecionar as equipes de trabalho em cada instituição, formar os comitês diretivos e realizar a primeira reunião presencial (TPM1- Kick-off meeting). Durante esta reunião, os parceiros do projeto chegarão a acordo sobre o conteúdo do Plano de Qualidade (D1), os procedimentos de Resolução de Conflitos e a Estratégia de Comunicação e Colaboração. Estas ações serão coordenadas pela Equipa Coordenadora do projeto (ESEnfC).


      Coordenadora do projecto

      Directora da Faculdade de Ciências de Saúde – Bainabo Sahal Parruque


      SABER MAIS SOBRE O PROJECTO

Página em Construção

Página em Construção